Os orçamentos são queimados, as campanhas têm um desempenho fraco e o CPM parece enganador. Este artigo mostra como calcular corretamente o CPM, utilizar uma calculadora inteligente e transformar as impressões em ROI mensurável com fórmulas claras
Os gastos com anúncios são perdidos, as campanhas têm um desempenho inferior ao esperado e o CPM muitas vezes induz em erro. Dominar o CPM com as ferramentas certas transforma a confusão em clareza, rastreia cada impressão e aumenta o ROI. Este artigo mostra como calcular o CPM com precisão e utilizar uma calculadora poderosa para otimizar as campanhas.
É difícil sobrestimar a importância de um modelo de licitação correto. Afinal de contas, a forma como gasta o orçamento em anúncios afecta o seu lucro líquido. Embora gostássemos de analisar todos os modelos aqui, não há espaço suficiente para isso.
Em vez disso, vamos concentrar-nos apenas no CPM, incluindo a definição, aplicação e formas de o calcular. Além disso, destacaremos a nossa calculadora CPM que pode utilizar para facilitar o seu planeamento. Naturalmente, encontrará alguns comentários extra dos nossos especialistas convidados sobre como tirar o máximo partido do CPM.
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O que é o CPM e qual a sua importância na publicidade
Antes de nos aprofundarmos, precisamos de garantir que estamos na mesma página relativamente ao CPM. O CPM (Custo por mil, também conhecido como custo por mil impressões) é uma métrica padrão que, como o nome sugere, ajuda os anunciantes a determinar o custo de 1.000 impressões e a avaliar a eficácia do seu orçamento de publicidade. O CPM é essencial para determinar a estratégia da sua campanha publicitária e o modelo fornece dados precisos sobre se o custo global das impressões vale a pena.
O marketing de afiliação adora os seus acrónimos, e muitos deles podem ser confusos para os principiantes, especialmente quando são parecidos. É por isso que criámos uma pequena lista de termos semelhantes a CPM, mas que não são iguais, para que não os confunda no futuro.
- eCPM (efetivo Costper Mille) - é uma métrica que, tal como o CPM, mostra o custo por cada 1.000 impressões. A diferença é que o eCPM pode ser utilizado como intermediário para comparar CPM, CPC, CPV, CPA e outros modelos, se necessário.
- CPC (Custo por clique) - é o custo que os anunciantes pagam por cada clique no seu anúncio, ao contrário do CPM em que as impressões sem cliques também contam.
- CPA (Custo por aquisição) - é o custo da aquisição de um lead ou da conclusão de qualquer outra ação-alvo, também conhecida como conversão. Pode ser uma inscrição, um download ou uma compra.
Em suma, todos os termos acima referidos descrevem a taxa que os anunciantes têm de pagar quando os utilizadores interagem com os seus anúncios, quer se trate de cliques, vendas ou impressões. Mas o diabo está nos pormenores e, se quiser saber mais sobre os modelos de preços CPC e CPA, pode ler sobre eles em HilltopAds' blog.
Neste ponto, apresentaremos duas visões dos nossos especialistas convidados sobre a questão do CPM: do ponto de vista do anunciante e do editor.
O CPM é mais relevante para os anunciantes, uma vez que esta métrica mostra sempre o custo real das impressões e o montante a pagar.
O eCPM pode ser utilizado para comparar campanhas publicitárias CPM e CPC, uma vez que o eCPM mostra quanto custariam as impressões se a campanha fosse convertida para CPM. Indica a competitividade da campanha no leilão e reflecte o desempenho da campanha. Por exemplo, as campanhas CPC e CPM podem ter o mesmo eCPM, mas como os preços de pagamento são diferentes, os riscos variam.
O eCPM ajuda-o a trazer os formatos de clique, em que o modelo de pagamento é por vezes baseado no CPC, para um único denominador - CPM. A métrica permite uma comparação objetiva de diferentes formatos de anúncio com modelos de pagamento variáveis. Calcule o eCPM usando esta equação: Receita total / número total de impressões * 1000.
Como calcular CPM
Eis uma fórmula prática para calcular CPM:

Cálculo para anunciantes
Por exemplo, o custo da sua campanha é $500 (ou seja, o seu orçamento gasto), e o seu anúncio recebeu 100.000 impressões. Basta seguir a equação: 500 / 100,000 × 1,000 = 5. Utilizando a fórmula, descobrimos que o seu CPM seria $5.
A equação, por si só, é bastante simples. Mas, na realidade, é necessário prestar atenção e controlar várias coisas ao mesmo tempo e, além disso, a aritmética mental pode dificultar significativamente o seu sucesso. Ao fazer cálculos sozinho, pode acidentalmente perder um número algures, o que resultará num CPM totalmente diferente. Assim, quando chegar a altura de pagar pelas impressões de anúncios, o custo real será muito mais difícil do que esperava.
O CPM ganha quando o anunciante precisa de maximizar as impressões, fazer um lançamento maciço ou testar rapidamente hipóteses com um público alargado. A métrica funciona bem para o reconhecimento da marca, lançamentos de novas aplicações e quando novas marcas entram no mercado.
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Cálculo para editores
Se o seu site ganhou $500 com 100.000 impressões de anúncios, o cálculo de CPM é simples. Basta usar a fórmula: 500 / 100.000 × 1.000 = 5. Isto significa que o seu CPM é $5, ou por outras palavras, ganha $5 por cada 1.000 impressões de anúncios.
Em termos simples, esta métrica ajuda-o a compreender a receita que o seu tráfego gera num determinado volume de impressões. Para evitar cálculos manuais e possíveis erros, o HilltopAds introduziu uma nova Calculadora CPM. Ela permite calcular rapidamente seu CPM com base em ganhos reais e dados de impressão. Isto é especialmente útil quando se comparam diferentes formatos de anúncio, GEOs ou fontes de tráfego e se pretende obter uma imagem clara e exacta.
Ao trabalhar com o HilltopAds como uma rede de anúncios de alta CPM para editores, beneficia de taxas competitivas, análises transparentes e a capacidade de maximizar a receita de cada impressão.
O CPM é eficaz em comparação com outros modelos de preços quando os anunciantes dão prioridade às impressões, ao alcance e à marca, uma vez que compram diretamente o tráfego, proporcionando um alcance previsível dos anúncios e um controlo da frequência. Esta abordagem é particularmente adequada para o topo do funil de vendas.
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O que afecta o CPM
O CPM não é uma métrica fixa, pelo que os anunciantes têm de prestar atenção a vários factores se quiserem obter o máximo retorno do seu investimento. Vejamos 6 factores que influenciam diretamente o seu CPM:
GEO
O desenvolvimento e o poder de compra do país podem alterar significativamente o CPM. Por exemplo, as impressões de anúncios dos EUA custarão mais do que as impressões de anúncios da Índia, devido à concorrência, ao bem-estar local e a alguns outros factores.
Vertical
Alguns sectores verticais são mais populares do que outros, por exemplo, o iGaming ou o non-mainstream, pelo que a concorrência será maior, bem como o preço. Ao mesmo tempo, é equilibrado pelo facto de esses anúncios terem menos intermediários e menos moderação do que o Google ou o Facebook, o que faz baixar o preço. Assim, cada vertical é afetado por múltiplas forças e a sua lucratividade pode não ser muito intuitiva.
Fonte de tráfego
Existem imensas fontes de tráfego online. As redes de anúncios agregam uma infinidade delas, mas existem outras opções, como plataformas de redes sociais como Facebook, TikTok ou Instagram. Geralmente, o preço do CPM está relacionado com o alcance potencial do público. Mas nem sempre se quer ter um alcance alargado, uma vez que o objetivo é converter, e é aqui que os segmentos de público de nicho são úteis. E como são de nicho, as impressões também são mais acessíveis.
Dispositivo
Por várias razões, como uma velocidade de deslocação mais rápida que afecta diretamente a visibilidade do anúncio, o custo das impressões será mais baixo nos dispositivos móveis do que nos computadores de secretária.
Sazonalidade
Os feriados, como o Natal, e os grandes eventos de venda, como a Black Friday, tendem a aumentar o seu CPM. Mas, normalmente, vale a pena, tendo em conta que a procura é compensada e até ultrapassa o aumento do preço, o que significa que o saldo é positivo (mas não é uma garantia!).
Criativos
Os vídeos atraem mais atenção do que as imagens fixas, e mais atenção significa mais impressões, o que influencia diretamente o custo.
Indique os principais factores que afectam a taxa CPM e, se possível, descreva a respectiva dinâmica, por exemplo, a concorrência faz aumentar o preço, mas a sazonalidade pode ter dois sentidos.
Concorrência. Quanto mais competitivo for o leilão, mais elevado será o CPM.
GEO. Cada país tem as suas próprias taxas.
Estações do ano. CPMé afetado por feriados, acontecimentos históricos ou algo semelhante.
Vertical da oferta. Enquanto o financiamento e o iGaming têm taxas CPM elevadas, o namoro, por exemplo, é muito mais acessível em termos de taxas.
Naturalmente, o principal fator que influencia o CPM é a procura deste tipo de tráfego por parte dos anunciantes, porque mesmo que a qualidade seja muito elevada, o CPM pode permanecer baixo se os anunciantes comprarem inventário de anúncios noutro local. Também deve considerar os seguintes factores: sazonalidade, qualidade do público (um segmento estreito pode produzir bons resultados), GEO e direcionamento.
Leia o nosso recente estudo de caso sobre a rentabilização do tráfego X utilizando o Diret Link:
Como analisar e interpretar os resultados do CPM
A análise do CPM é fundamental para a eficiência dos custos e o aumento dos lucros, mas tenha em conta que o custo das impressões de anúncios varia de fonte para fonte. Tradicionalmente, o CPM baixo é inferior a $1 e o alto é superior a $5-10; tudo o que se encontra entre estes dois valores é médio, mas tenha em atenção que estes limites podem mudar de ano para ano.
Não se esqueça de que as taxas de CPM (e CPC) dependem muito da vertical escolhida, bem como do formato de anúncio preferido. Além disso, uma taxa de CPM elevada pode ser compensada por conversões e pagamentos elevados do seu programa de afiliados.
Também recomendamos olhar para a média da indústria, e se o que você paga é menor, você tem um bom CPM. Por exemplo, no momento da redação deste artigo, a médiaFacebook Ads CPM é $16.88, pelo que qualquer valor abaixo desse é baixo.
O que estamos a tentar transmitir é que um CPM mais elevado nem sempre é mau, tal como um CPM mais baixo nem sempre é bom. Normalmente, é preferível um custo baixo, mas também é necessário ter em conta a qualidade das impressões, o objetivo da sua campanha publicitária (por exemplo, aumentar o conhecimento da marca) e a probabilidade de conversões.
No entanto, se achar que o CPM é demasiado elevado, tendo em conta o fraco desempenho da sua campanha publicitária, isso não é um sinal para mudar a fonte de tráfego, uma vez que ainda pode transformar tudo a seu favor. Vejamos exatamente como o pode fazer.
Pode agrupar os CPM, para que os leitores compreendam quais são os níveis baixo, médio e alto a partir de 2025? Por favor, diga algumas palavras sobre se um CPM elevado é necessariamente mau, ou se há casos em que o aumento das despesas se justifica.
O nível baixo é inferior a $1 e situa-se normalmente em países com Tier 3, o nível médio é de $1 a $3.5 (Tier 2) e o nível alto é superior a $3.5 (Tier 1). O CPM elevado dá acesso às primeiras impressões e a um público mais empenhado.
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Como baixar o seu CPM
Existem várias formas de reduzir o seu CPM. Para sua conveniência, compilámos uma lista de 5 métodos para o ajudar nesta tarefa. Pode utilizar uma das opções abaixo ou combiná-las para tornar o seu CPM o mais baixo possível.
Aumentar a qualidade dos criativos
Os anúncios devem ser identificáveis. Não têm de ser polidos, mas têm de comunicar claramente as suas capacidades de resolução de problemas. O medo de ficar de fora (FOMO) é uma boa abordagem, mas existem outros truques que podem ser utilizados para cativar o utilizador. Por exemplo, existe o efeito de ancoragem, quando se apresenta deliberadamente uma opção suboptimizada em primeiro lugar para fazer com que todas as ofertas subsequentes pareçam uma pechincha. Em alternativa, pode utilizar o enquadramento adequado, por exemplo, 80% sem gordura vs. apenas 20% com gordura. E não se esqueça de utilizar cores correspondentes com a ajuda do círculo cromático de Itten.
Teste de diferentes GEOs e dispositivos
O Tier 1 é geralmente bom, mas o mundo não gira à sua volta. De facto, o Tier 3 é mais acolhedor não só em termos de taxas CPM, mas também em termos de abordagens. Veja, o que funcionava há 5-10 anos na Europa e nos EUA ainda se converte em T3. Não tenha medo de gastar dinheiro em testes e de se deslocar a todo o mundo. Isto irá compensar com dados que pode utilizar para restringir as suas definições de segmentação com precisão. O mesmo se aplica aos dispositivos, versões do sistema operativo, idade da subscrição e outros parâmetros.
Limitar a frequência das impressões
A limitação é importante para atenuar os ladrões de cliques e os utilizadores mal-intencionados. 3 impressões por 24 horas devem ser suficientes para que o utilizador se familiarize com o seu produto. Se não clicar, provavelmente não o fará mesmo depois de 20 impressões. Para saber mais, pode também ler o nosso artigo sobre impressões frequentes de anúncios.
Estabelecer parcerias com redes de publicidade que utilizam o bloqueio de anúncios
Os bloqueadores de anúncios podem interferir com as definições de seleção e com a apresentação da página. Podem até deixar um sabor amargo na boca do utilizador depois de ver muitos espaços em branco numa página. Em suma, considere a possibilidade de trabalhar com uma rede de publicidade que contrarie os bloqueadores de anúncios, como HilltopAds.
Otimização automática e postback
Várias redes de anúncios fornecem-lhe ferramentas de otimização automática, como o CPA Goal, quando introduz o preço de aquisição pretendido. O Postback, também conhecido como rastreio S2S, é normalmente necessário para estas ferramentas avançadas, por isso configure-o. Como bónus adicional, poderá seguir os dados do utilizador com mais precisão com o postback.
E se não souber como configurar o postback, consulte HilltopAds. Ajudaremos não só a configurá-lo, mas também a fornecer toda a orientação necessária para construir um funil que envolva os utilizadores.
O CPM ajuda a determinar o grau de concorrência da sua campanha publicitária no leilão. Um CPM elevado indica uma concorrência elevada (devido à época, a mais anunciantes ou ao aumento da procura).
Pode melhorar os criativos, as aterragens e as pré-terragens para aumentar as conversões e, assim, não terá de aumentar as suas taxas. Actualize os seus anúncios regularmente ou altere as aterragens. Expanda a sua segmentação. Redistribua o seu orçamento pelas horas mais activas do dia (por exemplo, os adultos convertem melhor à noite e aos fins-de-semana). E, finalmente, optimize as suas zonas criando listas negras.
O CPM mostra a procura do seu tráfego e a forma como os anunciantes o valorizam. Se o CPM estiver a aumentar, significa que a qualidade do tráfego ou a procura também está a crescer - pode considerar investir mais na sua SEO e melhorar as suas classificações actuais. Em alternativa, se o CPM diminuir, pode indicar uma queda na qualidade ou no interesse do mercado; vale a pena efetuar uma avaliação da qualidade do tráfego.
Existem várias formas de aumentar o seu CPM:
Geografia do tráfego. Concentrar-se em países com elevado CPM.
Filtragem de tráfego de baixa qualidade. Remova os bots e os cliques aleatórios para evitar baixar o seu CPM.
E por último, mas não menos importante, garantir velocidades de carregamento de página elevadas (por exemplo, através do Google PageSpeed Insights).
Além disso, consulte o nosso último artigo sobre as melhores redes de publicidade móvel:
Conclusão
Como já referimos várias vezes neste artigo, o CPM não é uma métrica fixa e é afetado por muitas variáveis, como a origem do tráfego, o tipo de dispositivo e o número de impressões que o seu anúncio recebe.
Esta inconsistência pode assustar alguns principiantes, mas se mergulharmos um pouco mais fundo, o CPM não é tão complicado como parece e é, de facto, bastante importante.
O CPM ajuda-o a determinar o valor da fonte de tráfego e se as impressões valem ou não o seu dinheiro. E mesmo quando o custo das impressões é mais elevado do que o desejado, existem vários métodos que podem ajudá-lo a reduzir o CPM.
E o HilltopAds pode ajudá-lo a obter impressões valiosas sem custos excessivos. Junte-se a nós e comece a ganhar dinheiro com a nossa equipa de profissionais hoje mesmo. Já que aqui está, que tal consultar um artigo sobre outra métrica que abordámos hoje - CPA.



















